Nosso pensamento ganha forma a partir do desenho conciso, da execução precisa, dos acabamentos minuciosos e uso responsável dos materiais. Nossos métodos híbridos de produção vão do uso de máquinas à celebração das virtudes do feito a mão. Essa constituição é nitidamente compreendida em todos os produtos produzidos e comercializados pela SOLLOS, na última década, e que atualmente são substancialmente reconhecidos nacional e internacionalmente. O design elegante permite que as peças cumpram a função de maneira silenciosa e, por si só, estabeleçam conexões com as mais variadas culturas. A resposta positiva que está se redigindo à medida que expandimos, inclusive além das nossas fronteiras, legitima a nossa identidade e a atemporalidade da nossa assinatura.
Conheça a Sollos
Desde 2004, percebemos que para crescer era preciso investir em conceito, identidade e qualidade. Desde então, optamos por utilizar o design como ferramenta estratégica e elemento integrador de toda nossa cadeia produtiva. Essa decisão fez com que a SOLLOS ficasse conhecida como uma indústria inovadora.
Buscamos integrar o melhor de nossa cultura às referências internacionais através do uso racional da madeira como matéria-prima, do controle dos processos e métodos de produção em concordância com todos os requisitos ecológicos e do investimento em equipamentos de última geração aliados a técnicas artesanais.
Nossa produção ampla e consistente apresenta uma equilibrada variedade de tipologias que busca a simplicidade e a perfeição das formas. Esse cuidado resulta em peças atemporais que vêm sendo reconhecidas por sua elegância e originalidade.
Designers
Comandando com visão estratégica a materialização de seus projetos numa linha complexa e extensa de mobiliário e objetos, Jader Almeida alia o mais avançado sistema de fabricação serial moveleira com o tratamento requintado e insubstituível do acabamento manual. As peças de Jader Almeida se dão a conhecer em camadas. Cada uma delas pode ser saboreada lentamente. Tomado como pura forma, projeto em busca da beleza, seu desenho é marcante, com linhas finas e fluidas, curvas suaves, intersecções arredondadas, equilíbrios delicados no limite da física e temas geométricos que se repetem. Se você se aproxima da peça realizada, vê o efeito que ela causa no espaço circundante, a harmonia entre os componentes, a paleta de cores, a combinação elegante de materiais. Ao se aproximar um pouco mais, o que impressiona é o convite acolhedor ao toque das mãos e do corpo, a generosidade das linhas que anunciam o conforto. Se chegar mais perto ainda, verá a engenharia dos acabamentos. São detalhes construtivos perfeitos, numa equação desafiadora em que a espessura de cada componente sustenta o máximo de peso possível para manter sua forma esguia, preservando o máximo possível de leveza. “Crio peças não para protagonizar um espaço, mas para serem coadjuvantes. Meu design é fruto de um trabalho extremo de simplificação projetual e, ao mesmo tempo, do ponto de vista da produção, minhas peças são muito detalhadas”. (texto por Mara Gama)
- Good Design Award Chicago - USA: cadeira Bell
- Good Design Award Chicago - USA: poltrona CELINE
- IF Design Award: poltrona CELINE
- Red Dot Product Design Award: MIA chair
- IF Product Design Award: MIA chair
- 31º Prêmio Design MCB, segundo lugar na categoria mobiliário: Poltrona CELINE
- 31º Prêmio Design MCB, terceiro lugar na categoria construção: Protótipo Papeleira 001 para DECA
- 31º Prêmio Design MCB, menção honrosa na categoria construção: Protótipo Banheira 001 para DECA
- Brasil Design Award 2017, premiada na categoria “Produto – Móveis”: Cadeira MIA
- Best in Show Ceramics of Brazil (Expo Revestir 2017) categoria peças especiais: Coleção Jader Almeida para DECA
- VII Prêmio Casa Claudia - Homenageado
- Top XXI Prêmio Design Brasil: CLAD chair
- Restaurant and Bar Product Design Award: TWIST coffe table
- Prêmio Bienal Latino-americana de Diseño: CLAD chair (finalist)
- Brasil Design Award: CLAD chair
- Good Design Award Chicago: MIA chair, LEGG dining table
- Best in Show Ceramics of Brazil (Expo Revestir 2016) categoria cubas: Cuba 001 da coleção Bamboo de Jader Almeida para DECA
- Grand Prix Architects and Interior Designers Award: Cuba 001 da coleção Bamboo de Jader Almeida para DECA
- 29º Prêmio Museu da Casa Brasileira: CLAD chair (honorable mention), Twist table (honorable mention)
- Good Design Award Chicago - USA: CLAD chair
- IF Design Awards 2016: CLAD chair
- German Design Award (NOMINEE) – Cadeira EASY
- German Design Award (NOMINEE) – Poltrona MIRAH
- 28º Prêmio Museu da Casa Brasileira: BANK table (1st place)
- W Design Awards: DINN table (outstanding)
- IF Product Design Awards 2014: EASY chair and MAD armchair
- Good Design Award Chicago - USA: EASY chair
- Brasil Design Awards: MILLA chair and MIRAH armchair
- 26º Prêmio Museu da Casa Brasileira: DINN table (1st place)
- Brasil Design Awards: EUVIRA armchair
- IF Product Design Award 2013: Mirah armchair and Milla chair
- German Design Award 2013 (NOMINEE): LOOSE hanger
- Red Dot Product Design Award: LOOSE hanger and EUVIRA armchair
- Designpreis Deutschland 2012 (NOMINEE): LINNA armchair and CLIP bookcase
- IF Product Design Award 2012: EUVIRA armchair
- 25º Prêmio Museu da Casa Brasileira: BLADE bench (1st place), PHILLIPS stool (1st place) and PLATTA chair (2nd place)
- Good Design Award Chicago - USA: LOOSE hanger
- Idea Brasil: IPANEMA armchair
- IDEA Awards USA: LINNA armchair
- IF Product Design Award 2011: CLIP bookcase
- Idea Brasil: CHEIG bench
- Salão Design Casa Brasil: BOSSA chair
- 23º Prêmio Museu da Casa Brasileira: MATRIZ collection (honorable mention)
- 22º Prêmio Museu da Casa Brasileira: BOSSA chair (selected for exhibition collection)
Os primeiros passos para a genialidade de Álvaro Siza começaram cedo quando, aos 16 anos de idade, iniciou o curso de Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), em Portugal, instituição que frequentou durante seis anos. Em 1954, um ano antes da formatura, já havia construído a primeira obra. Na ESBAP, Álvaro Siza foi colaborador do arquiteto Fernando Távora, na época seu professor e um dos profissionais mais influentes na área. Os futuros arquitetos que também frequentaram a instituição, entre 1966 e 1969, puderam conhecer de perto o diferencial de Siza quando ele iniciou a carreira docente. Em 1976 a paixão pela sala de aula o trouxe de volta à Escola Superior de Belas Artes do Porto. O prazer em compartilhar conhecimentos motivou o professor arquiteto a atravessar fronteiras e a ministrar aulas em outros países, como Estados Unidos e Colômbia.